Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP 948/20 e as regras para cancelamento de serviços, reservas e eventos dos setores de turismo e cultura

    há 4 anos

    Pecipuamente é importante esclarecer que as relações de consumo tratadas nesta Medida Provisória são caracterizadas como hipóteses de caso fortuito ou força maior e não ensejam danos morais, aplicação de multa ou outras penalidades para os envolvidos.

    Face ao estado de calamidade pública reconhecido em 20/03/2020, em razão da pandemia causada pelo COVID-19, se fez necessário a edição da MP 948/20 para regular o cancelamento de serviços, reservas e eventos dos setores de turismo e cultura.

    Nos casos de cancelamento de serviços, reservas, eventos, shows e espetáculos, os prestadores de serviços/empresários NÃO SERÃO OBRIGADOS A REEMBOLSAR os valores pagos pelo consumidor, desde que haja:

    1. Remarcação dos serviços, reservas ou eventos cancelados; ou

    2. Disponibilização do crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços reservas e eventos; ou

    3. Outro acordo a ser formalizado com o consumidor.

    Seja qual for a opção escolhida, esta não gerará custo adicional ao consumidor, desde que a solicitação seja efetuada até o dia 07/07/2020, ou seja, noventa dias contados da data publicação da MP.

    Caso o consumidor opte pelo crédito, poderá utilizá-lo pelo prazo de doze meses, contados da data de encerramento do estado de calamidade pública e deverão serão respeitados:

    1. a sazonalidade e os valores dos serviços originalmente contratados; e

    2. o prazo de doze meses, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública.

    Acaso a opção seja pela restituição do valor, o prestador de serviços terá 12 (doze) meses, contados da data de encerramento do estado de calamidade pública, para restituir o valor ao consumidor atualizado monetariamente pelo IPCA-E.

    Esta regra também se aplica aos prestadores de serviços turísticos, cinemas, teatros e plataformas digitais de vendas de ingressos pela internet.

    Os artistas e profissionais contratados para a realização de eventos, incluídos shows, rodeios, espetáculos musicais e de artes cênicas até o dia 08/04 e forem impactados por cancelamentos face à pandemia, não terão obrigação de reembolsar imediatamente os valores dos serviços ou cachês, desde que o evento seja remarcado, no prazo de doze meses contado da data de encerramento do estado de calamidade pública.

    Na hipótese de os artistas e profissionais contratados não prestarem os serviços, deverão restituir o valor recebido atualizado monetariamente pelo IPCA-E, no prazo de doze meses, também contados do fim da calamidade pública.

    #coronavirus #covid_19 #corona #pandemia #emergencia #calamidadepublica #pandemiabrasil #fiqueemcasa #oev #oliveiraevieira #oliveiraevieiraadv #mp948 #cancelamento #restituicao #reservas #eventos #direitodoconsumidor

    • Sobre o autorVisite nosso site e redes sociais.
    • Publicações186
    • Seguidores43
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações216
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-948-20-e-as-regras-para-cancelamento-de-servicos-reservas-e-eventos-dos-setores-de-turismo-e-cultura/830362400

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)